A gente se acostuma fácil com situações que poderíamos mudar, mas porque nos acostumamos, não fazemos nada para melhorar.
Acostumamos a comer mal, a dormir mal, a viver mal, a respirar ar poluído, a enfrentar filas intermináveis...
Alguns se acostumam a ir à igreja só porque é domingo. Não há uma espera ansiosa, nem há expectativa de que algo grandioso possa lhe acontecer... simplesmente se acostumou.
Outros se acostumam a "não ir" à igreja. Sempre surge alguma festa, um passeio, uma visita, uma dor qualquer, ou alguma coisa para fazer de última hora.
Com o tempo a gente se acostuma a dizer sempre as mesmas coisas, a ser sempre do mesmo jeito, e até mesmo apresentar com orgulho os defeitos, para logo justificar-se: "eu sou assim mesmo"....
A gente se acostuma a permanecer impassível diante da injustiça, dos erros e da violência, afinal "o mundo é injusto mesmo", e continuamos a viver como se fosse normal tudo o que acontece.
Acostumamos até com o pecado em nossa vida, que talvez no começo até incomodasse um pouco, mas agora ele se tornou um pecado de "estimação", não vivemos sem ele.
A gente se acostuma com os resmungos e murmuração, em responder rispidamente com palavras secas, e logo o "normal" é falar assim.
A gente se acostuma que nos conduzam, que nos digam o que devemos fazer, e de repente já não sabemos mais o que queremos ou o que somos, ou do que gostamos...
A gente se acostuma tanto a observar os erros e defeitos do outro, que logo já não sabemos mais cumprimentar ou elogiar alguém pelo sucesso ou pelas vitórias obtidas, ou simplesmente ver no outro pessoas bondosas que fazem bem para a gente.
A gente se acostuma com as máscaras que usamos durante a vida para encobrir nossos medos, e passamos para o mundo uma imagem que não é real. E quando decidimos tirar a máscara ela está tão pegada à cara que já não sabemos mais qual é o nosso verdadeiro eu.
Nos acostumamos tanto com as estrelas no firmamento, que se um céu estrelado aparecesse apenas uma vez a cada século seria o maior de todos os espetáculos do universo. Mas ao acostumarmo-nos com as maravilhas da natureza logo já não somos capazes de ver mais beleza em nada.
Jesus nos ensinou uma profunda e bela oração, o “Pai Nosso”, mas acostumamo-nos em repeti-lo, que já não pensamos mais em cada palavra proferida. Agora ele sai da nossa boca, rápido e ligeiro, como uma "reza".
Acostumamos até com o SENHOR, que fez Isaías tremer, Daniel empalidecer como cera, Ezequiel se prostrar temeroso.... Mas nós banalizamos tanto Sua Presença, que nem sempre usamos de reverência, nem de temor, nem de profunda adoração, nem ficamos em silêncio diante de Sua Majestade, e disparamos a falar e pedir, e às vezes até ordenamos o que o Senhor deve fazer... Tudo porque nos acostumamos.
Texto Pra. Josemara Melim
Parabéns amigo Rui e Parabéns Pastora Josemara! Lindo e reflexivo texto. Essa mania nossa de nos acostumarmos com tudo, leva-nos muitas vezes à ignorarmos coisas "aparentemente" pequenas, mas que na verdade, são grandes providências de Deus a nosso respeito.
ResponderExcluirA PAZ DO SENHOR AMADOS!
ResponderExcluirMARAVILHOSAS E EDIFICANTES ESTAS PALAVRAS,CONFESSO QUE ME FEZ PENSAR EM QUANTO JA ME ACOSTUMEI A ALGUMAS COISAS QUE NEM HAVIA PERCEBIDO.
FAREI UMA REFLEXÃO A RESPEITO.
DEUS OS ABENÇÕE!!
EM CRISTO,
MÁRIO CÉSAR DE ABREU
Recado deixado no Twitter pela amiga Jussara Maria - @jussaramaria3
ResponderExcluirLindo texto e me fez pensar em quantas coisas eu já me acostumei...muito bom!DEUS abençoe sua noite!
Agradeço a indicação do texto maninho Elizeu! Ainda há pouco conversava com minha filha sobre isso... Deus me concedeu uma grande vitória no dia de hoje e eu dizia para ela que estes são momentos que amo muito pq ao invés de pegar o telefone e ligar para alguém a gradecendo o favor, eu posso erguer as minhas mãos para o céu e glorificar ao Senhor da minha vida por mais um milagre concedido.
ResponderExcluirLouvo ao Senhor que tem tirado de mim "o me acostumar"... E digo como o salmista: "Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios." (Salmos 84:10)
Que o Senhor abençoe sua vida querido irmão rui Barbosa e a ti também minha amada irmã Pra. Josemara Melim.